• Taty Buitrago

Hierarquia Visual no Design

Um princípio muito importante das composições visuais é a Hierarquia Visual. Trata-se de organizar os elementos para mostrar sua ordem de importância.


Os elementos maiores, mais coloridos ou mais centrais de seu design estão em um nível de hierarquia superior em relação aos elementos menores, mais monótonos e menos detalhados.


A Hierarquia Visual é importante justamente porque não lemos todas as informações que ficam dispostas à nossa frente, simplesmente por estarem lá. Nós temos a tendência de escanear e escolher o que lemos primeiro.


Com isso em mente, conseguimos fazer uso de certos elementos e fatores que contribuem para a construção de uma Hierarquia Visual eficiente, tais quais: Tamanho, Contraste, Alinhamento, Repetição, Proximidade, Espaço em branco, Textura e Estilos.


Apresentando elementos e textos de maneira lógica e estratégica, conseguimos influenciar as percepções dos usuários e os orientar para as ações desejadas.


Para começar um layout é preciso se atentar ao tamanho dos elementos. Essa é a regra mais simples e direta possível: As pessoas leem as coisas grandes primeiro. O tamanho de um texto pode dar ênfase à mensagem ou conteúdo, tornando-o mais significativo.

Não brinque com as escalas de tamanho sem ter um critério para tal. Caso contrário, você acabará criando elementos grandes e desproporcionais ao resto do seu conteúdo.


Além disso, é importante que os elementos que você aumente de tamanho sejam realmente importantes ou essenciais para a visualização do usuário. Não adianta aumentar o tamanho de informações que o usuário pode considerar irrelevantes.



2 views0 comments